Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
 
 
 
SEGUIMISTAS, A IGREJA VOS CHAMA! SEJAM LIDERES, PARA MANIFESTAR AO MUNDO A VONTADE DE SER UM SEGUIDOR DE JESUS CRISTO.

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

O discipulado é inseparável da missão, ou seja, pelo batismo nos tornamos filhos e filhas de Deus e SEGUIDORES de Jesus Cristo, por isso todo aquele que foi ungido pelo Espírito Santo no Batismo e no sacramento da Crisma, é enviado pela Igreja para continuar a missão de Jesus Cristo. A Mateus cobrador de impostos Jesus disse: “Segue-me”. O homem levantou-se e o seguiu.\" (Mt 9,9). A evangelização é a finalidade primeira da Igreja. A Igreja existe para dar cumprimento ao mandato de Jesus: “Ide por todo o mundo e proclamai a Boa Nova a toda criatura” (Mt 28,19). O SEGUE-ME, as pastorais, os movimentos, serviços, escolas e associações da Igreja tem como missão tornar possível o SEGUIMENTO do Senhor, a busca da santidade, e o serviço ao mundo para que se salve.

O SEGUE-ME deve levar os jovens a fazerem um ENCONTRO COM JESUS, pois deste encontro é que brota a missão da Igreja. O SEGUIMISTA sem ser do mundo, sem seguir os valores do mundo contrários à Deus, deve proclamar Jesus “no” mundo e “para” o mundo, “face humana de Deus e face divina do homem”.

Na medida que o SEGUIMISTA conhece e ama a seu Senhor, ele experimenta a necessidade de compartilhar com outros a sua alegria de ser enviado em missão, como missionário da Igreja dentro da própria comunidade eclesial. O Papa Bento XVI dizia: “quando o discípulo está enamorado de Cristo, não pode deixar de anunciar ao mundo que só Ele salva (cf. At 4,12). O discípulo é um modo de “ser” e de “fazer” que surgiu do encontro pessoal com Cristo. Este encontro tem “lugares” indispensáveis que o discípulo precisa frequentar: a Palavra de Deus, a Eucaristia e os Sacramentos, a comunidade, os pobres, a história e os acontecimentos da vida.

O SEGUIMISTA, como um jovem líder, missionário tem como missão primeira promover e defender a vida em todas as suas dimensões, desde o nascituro (direito de nascer) até a morte natural do ser humano. Em segundo lugar precisa estar disposto a receber uma formação permanente para dar razões à sua fé, para saber explicá-la a quem precisar. Desta forma o jovem SEGUIMISTA, vai amadurecendo progressivamente no conhecimento, no amor e no seguimento de Jesus Mestre.

Neste processo de SEGUIMENTO de Jesus muitos jovens se perdem, porque se apegam a coisas ou pessoas que não ajudam a ser um verdadeiro SEGUIMISTA a exemplo do jovem rico no Evangelho de Marcos. Um jovem rico pergunta a Jesus: “Bom Mestre, que farei para alcançar a vida eterna?” Jesus lhe respondeu: “observa os mandamentos”. O jovem lhe disse: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha mocidade”. Jesus lhe respondeu novamente: “Uma só coisa te falta; vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me. Ele entristeceu-se com essas palavras e foi-se todo abatido, porque possuía muitos bens.\" (cf. Mc 10, 17-22).

SEGUIMISTA, o que você esta precisando se desapegar para seguir Jesus Cristo? Os bens materiais? o medo de não correspoder ao amor de Cristo? Os amigos que não te levam a um bom caminho? O modo de viver, pensar e namorar do mundo? Você acha que SEGUIR Jesus não é um caminho de felicidade?

O próprio São Pedro perguntou a Jesus: “Eis que deixamos tudo para te seguir. O Que receberemos?”. Respondeu-lhe Jesus: \"todo aquele que por minha causa deixar irmãos, irmãs, pai, mãe, mulher, filhos, terras ou casa receberá o cêntuplo e possuirá a vida eterna” (Mt 19, 27-28). Esta resposta de Jesus não quer dizer que todos devem ser padres ou freiras, ou que devemos viver na miséria, mas quer dizer que muitas vezes colocamos a familia, os filhos, os estudos, os amigos, os bens materiais acima do próprio Deus e por isso perdemos a fé e o SEGUIMENTO de Jesus Cristo, por nos preocuparmos somente com aquilo que é deste mundo, sem olharmos para o alto, para as realidades espirituais.  

Esta resposta de Jesus quer nos dizer que Ele tem desígnios para nós. “Desígnio é mais que um simples desejo, são as disposições de Deus, Seus planos, projetos, propósitos de amor para conosco. Ele tem desígnios de amor para nós. Mas, para que eles se realizem, é necessário abraçar a vontade de Deus como a melhor escolha para a nossa vida”. O Profeta Jeremias diz: \"Bem conheço os desígnios que mantenho para convosco - oráculo do Senhor -, desígnios de prosperidade e não de calamidade, de vos garantir um futuro e uma esperança\" (Jr 29,11).

Muitas vezes, algo que desejamos muito não dá certo em nossa vida porque não é o caminho que Ele nos designou. Quando queimamos etapas, nos desviando do caminho traçado por Deus, frustramos os Seus desígnios para nós. Mas ao escolhermos a vontade de Deus, nossa vida seguirá como um rio: às vezes tortuoso, mas podemos ter a certeza de que é um caminho seguro. Não há por que duvidar disso. Deus é aquele que melhor nos conhece e ama. Ele tem o melhor para cada um de nós, seus filhos e filhas (Jonas Abib).

Na Bíblia temos três tipos de líderes, de discípulos missionários: o “Pescador de homens”; o “Pastor”, e o “diarista da messe”. A partir do SEGUE-ME somos chamados por Jesus a assumir um destes três tipos de liderança.

O “Pescador de homens” é aquele líder jovem tem como objetivo lançar as “redes” para tirar os jovens do domínio do pecado e fazê-los participantes do Reino de Deus (Mc 1,17). Este tipo de líder é aquele que a partir do seu ofício, da sua profissão, do seu ambiente de trabalho e de estudos evangeliza. A missão do líder “pescador de homens” é recolher da dispersão (cf. Jr 16,14-15; Jo 11,52) aqueles jovens que estão perdidos no mundo, que nunca ouviram falar de Jesus, que estão fora da catequese e dos sacramentos, que estão se afogando nas águas caudalosas da morte (Sl 18,17), dos espíritos impuros, dos demônios, dos vícios, da pornografia, das drogas.

O líder “Pastor” é aquele jovem coordenador, que governa, que conduz outros jovens desorientados, cansados, desanimados para oferecer-lhes a sabedoria e a vida de Jesus Cristo (Mt 9,36). “Pastor” (Jo 10,10) indica a função de guia espiritual, é aquele que reúne, que cuida, que está atento às necessidades de outros jovens, aquele que protege, que ajuda curar (perdoar), aquele líder que protege seu rebanho das feras e ladrões, que alimenta os jovens com o pão da Palavra e da Eucaristia, que cuida e zela dos mais frágeis, que pastoreia com sabedoria o rebanho do Senhor com o objetivo de renovar a aliança com Deus e formar um povo fiel, o povo de Deus.

O líder jovem “Diarista” ou “trabalhador” é aquele que trabalha na lavoura, na ceara do Senhor, que cuida para que a Palavra de Deus (semente) caia em um terreno fértil (coração humano), separando o joio do trigo (Mt 7,15-20; Mt 9,36-38). É aquele jovem líder que foi enviado por Jesus, o proprietário da colheita, para trabalhar de sol a sol na messe, para reunir, pastorear, ensinar, chamar a conversão os jovens que estão no pecado, para fazer com que os jovens se animem em SEGUIR Jesus e façam de seu coração um terreno fértil para deixar a Palavra de Deus produzir trinta, sessenta e cem por um. Todos os jovens líderes “diaristas” devem trabalhar em harmonia, tanto o que ara terra, como aquele que semeia a semente, como aquele que colhe os frutos da Palavra e da conversão de vida que ela realiza em cada jovem SEGUIMISTA (Jo 4,36-38). O jovem “diarista” precisa reconhecer que a Messe pertence ao Senhor, é Ele quem a faz ser abundante, e é Ele quem dá os dons, talentos e carismas para que o líder jovem possa cumprir sua missão de “diarista”, de trabalhar sol à sol, para salvação de outros jovens. Como na parábola dos trabalhadores da vinha ninguém deve exigir de Deus um pagamento maior em razão de seus resultados positivos ou em razão do tempo investido na messe e na colheita, pois todos serão recompensados igualmente com a vida eterna.

Ao celebrarmos os 25 anos do SEGUE-ME na Paróquia São Pedro Apostolo, peçamos ao Senhor que reanime cada jovem SEGUIMISTA a assumir sua missão de discípulo missionário do Senhor para encaminhar muitos outros jovens para um encontro com o Senhor vivo e ressuscitado.

Pe. Valdir Luiz Koch – Pároco.


 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdos Relacionados
Fale conosco pelo WhatsApp