Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
 
 
 
HOMILIA DOMINICAL: VÓS NÃO PODEIS SERVIR A DEUS E AO DINHEIRO
Crédito da foto - CENTRO ALETTI

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”. (Lc 16,13).


A liturgia nos aponta para a importância de colocarmos Deus acima de todas as coisas. Trata-se do primeiro mandamento da lei de Deus: “Amar a Deus sobre todas as coisas” (Mc 12). Nós cristãos somos chamados a uma intimidade maior com Deus, e também à fidelidade. Como batizados temos o dever de testemunhar Jesus Cristo em nossa vida, servindo somente a Ele. “Não podeis servir a Deus e ao dinheiro” (Lc 16,13). 


No Evangelho vemos um administrador que é infiel, e que rouba o seu patrão. Este administrador usa de esperteza adulterando as notas e abaixando o valor que cada devedor deveria pagar ao patrão. Mas o que Jesus quis dizer com toda esta história? Jesus nos mostra que o dinheiro, e todas as outras coisas, devem ser usadas para o bem, e não para o mal. Assim como nos ensina Santo Inácio de Loiola, devemos ter “a Santa Indiferença” em relação às coisas. Se elas me auxiliam na santidade, podemos usá-las, mas se as coisas contribuem para a minha perdição, é melhor eliminá-la. 


A primeira leitura, retirada do profeta Amós, mostra que é grande o pecado de quem dá o maldito “jeitinho brasileiro” para se aproveitar das coisas. Temos o dever de sermos cristãos em todo o tempo de nossa vida. O Cristão, acima de tudo, testemunha Jesus Cristo com a justiça. Não importa se o mundo nos oferece facilidades! Nós sabemos que devemos “entrar pela porta estreita” (Mt 7,13) para entrar no Reino de Deus, pois a porta larga nos leva à perdição. Vimos isso no Evangelho quando Jesus diz que “os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz” (Lc 16,8). Podemos trazer aqui outra passagem para vermos a importância de não buscar uma vida fácil, mas lutar pela santidade: “Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (Mc 8,36).


Outros dois pontos importantes da liturgia está no salmo e na segunda leitura. A resposta do salmo 110 diz: “Louvai o Senhor, que eleva os pobres!” Vemos que o Senhor acompanha os nossos sofrimentos, abraça todas as nossas dificuldades e necessidades, e acima de tudo, não nos abandona. Tudo pode parecer perdido, mas Deus permanece ao nosso lado. E a segunda leitura tirada da primeira carta de São Paulo a Timóteo aponta que somos intercessores. Logo, não podemos ser pessoas negativas, que só reclamam, que caem no pecado da fofoca, mas somos chamados a rezar por aqueles que caem no pecado para que se convertam.


Assim, meus irmãos, abramos o nosso coração para servirmos somente ao nosso Deus. Abandonemos o pecado e abraçamos a vida de santidade. Rezemos pelos que caem no erro da ganância e do egoísmo. Que nossas orações, unidas à Virgem Maria e aos  santos, possam auxiliar tanto a nossa vida, quanto a vida de tantos irmão. Deus vos abençoe. 


Pe. Jackson Fontana Oliveira 


 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdos Relacionados
Fale conosco pelo WhatsApp