Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
 
 
 
HOMILIA DOMINICAL: O PÃO DA VIDA
Crédito da foto - Pixabay

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
O pão é o símbolo do alimento, e o alimento é tudo que precisamos na vida para não ficarmos doentes e não morrermos. Quanta falta faz não termos o alimento diário. A carência dos alimentos nos leva a perecer pela fome de alimentos, pela indigência e pela miséria. O alimento que temos ou o alimento que falta para alguns é para nos dar a vida terrena, mas esses alimentos não saciam a nossa sede de eternidade, não preenchem a fome mais profunda da alma e do coração. Nos dias de hoje não vivemos somente a fome de pão, mas principalmente a fome de Deus e das virtudes humanas, como o amor, a saúde, a justiça, a honestidade, a sinceridade e a fome de vermos um Brasil melhor, sem corrupção e exploração. 

No Evangelho de hoje Jesus nos deixa um aviso: é preciso esforçar-se por conseguir, não só o alimento que mata a fome física, mas sobretudo o alimento que sacia a fome de vida que todo ser humano tem, de buscar o alimento que dá vida definitiva, pois o caminho que percorremos nesta terra é sempre um caminho marcado pela procura da nossa realização, da nossa felicidade, da vida plena e verdadeira. Temos fome de vida, de amor, de felicidade, de justiça, de paz, de esperança, de transcendência e procuramos, de mil formas, saciar essa fome; mas continuamos sempre insatisfeitos, tropeçando na nossa finitude, em respostas parciais, em tentativas falhadas de realização, em falsas miragens de felicidade e de realização, em valores passageiros, em propostas que parecem sedutoras mas que só geram escravidão e dependência. O Evangelho de hoje nos quer mostrar que é em Jesus e através Dele que Deus sacia a nossa fome e a nossa sede de felicidade e nos oferece a vida em plenitude. 

O que é preciso fazer para receber esse pão do céu? é preciso acolher o Evangelho anunciado por Jesus, aceitar viver o mandamento do amor a Deus e ao próximo, saber partilhar os bens materiais, os dons e talentos, e saber colocar-se a serviço de Deus e do próximo. Em resumo: viver o amor, o serviço e a partilha. Só Deus é capaz de dar ao ser humano, de forma contínua, a vida eterna, através do pão do céu que é o próprio Jesus. Ele próprio afirma: “Eu sou o pão da vida: aquele que vem a mim não terá fome, e aquele que crê em mim jamais terá sede.\" (Jo 6,35) Este pão é o pão da Eucaristia e o pão da Palavra de Deus. Deus é a nossa fonte principal na qual buscamos tudo o que precisamos para nossa existência. Se não nos reabastecemos em Deus a nossa energia vital principal desaparece. 

“O verdadeiro pão que vem do céu” é uma pessoa, Jesus Cristo, o Filho de Deus. Este pão pode ser entendido a partir de duas dimensões: pão para saciar a fome de conhecimento das coisas divinas; e pão para saciar a fome com a Eucaristia que é o alimento espiritual que nos garante a vida eterna e a comunhão dom Deus. Não busquemos o Senhor apenas para alcançar as coisas que passam, o alimento que perece, mas para alcançar aquilo que não passa e que nos conduz para a vida eterna. Que possamos dizer como os contemporâneos de Jesus: «Senhor, dá-nos sempre desse pão!»

Jesus, é o “pão do céu” que Deus Pai enviou ao mundo para saciar a fome e asede da humanidade. Nós encontramos Jesus em cada hóstia consagrada, na qual Ele está por inteiro: no seu corpo, na sua alma e na sua divindade. Se queremos ter a vida da graça divina temos de comungar e comungar bem. Jesus é o pão da vida eterna. “Quem come a minha carne e bebe o Meu Sangue tem a vida eterna e Eu o ressuscitarei no último dia”, diz Jesus. A Eucaristia é fonte de vida, une-nos a Jesus, comunica-nos a Sua graça. Ele é o tronco da videira. Dele recebemos a seiva divina. E temos a garantia de chegar ao céu não só com a alma mas também com o corpo, semelhante ao de Cristo ressuscitado. 

Que Jesus seja para nós de verdade o pão da vida. Que preparemos bem a nossa comunhão, desejando que Jesus venha a nós, tendo fome e sede de recebê-Lo no seu Corpo e Sangue. Depois de comungar partimos para a nossa vida diária sabendo que levamos Cristo conosco. Que Nossa Senhora nos ensine a amar a Jesus na Eucaristia, a recebê-Lo com amor e a tirar todo o fruto espiritual desta comunhão.

 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdos Relacionados
Fale conosco pelo WhatsApp