Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
 
 
 
HOMILIA DOMINICAL:  CONVERTEI-VOS E CREDE NO EVANGELHO

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

No Evangelho de hoje Jesus proclama: Convertei-vos e crede no Evangelho: a palavra conversão significa “mudanças de certezas, de ideias, de conceitos, de visão de vida”. A conversão pressupõe o começo de uma nova maneira de viver, por isso o primeiro passo para iniciar o processo de conversão é o arrependimento. Ela exige uma progressiva conformação do nosso coração, da nossa mente e das nossas atitudes com a vontade de Deus, ou seja, que só Deus ocupe o primeiro lugar na nossa vida. Neste sentido conversão é comunhão com Deus, com a Igreja e com os demais fiéis, é reconhecer que precisamos de Deus, de mudança de vida, de sermos fiéis à sua Palavra e aos seus mandamentos.


Com o Evangelho que acabamos de ouvir entendemos melhor o que significa conversão. Pedro e André tinham um modo de vida: eram pescadores, por isso passavam o tempo pescando, consertando as redes e vendendo suas pescarias para garantir o sustento da família. Aquele barco era a segurança de Pedro e André, pois confiavam que daquele barco viria o alimento e o sustento da vida. De repente, aparece Jesus com um convite: “Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens” e eles “imediatamente” deixam tudo para se colocar no seguimento de Jesus. Eles deixaram um modo de vida por outro, deixaram uma garantia de vida por uma promessa: “farei de vós pescadores de homens”.  Para eles foi um risco porque eles como pescadores lidavam melhor com os perigos do mar do que com os perigos de anunciar o Evangelho, mesmo assim, aceitaram mudar de vida e a sua conversão de vida se traduz no seguimento Jesus Cristo.


Com a palavra “convertei-vos” Jesus diz que a primeira condição para acolher o seu reinado e ser beneficiado pelas suas bênçãos é a conversão. Para se converter, para caminhar atrás do Evangelho, é preciso acolher Jesus como luz da vida, como luz que orienta nosso modo de viver nas estradas do mundo, por isso “conversão” é também acolher Jesus em nossa vida, ser capaz de amar o próximo (Mt 22,39), mesmo o adversário (Lc 10,29-37); não pensar só em si mesmo, não se tornar escravo da riqueza mas estar aberto a partilha (Mc 6,32-44); não viver obcecado pelo ter e pelo poder seja ele econômico, político ou religioso. Pedro e André são modelos de conversão porque renunciam à família, ao seu trabalho, às seguranças instituídas e seguem Jesus sem condições. 


“Crede no Evangelho”, crer não é apenas aceitar e decorar um conjunto de verdades intelectuais, mas é aderir e acolher à pessoa de Jesus, escutar a sua Palavra, acolhê-la no coração, fazer dela o guia da nossa própria vida. “Acreditar” é escutar, acolher e viver o Evangelho de Jesus e fazer dele o centro em torno do qual se constrói toda a nossa vida humana, familiar, profissional, social, etc. Enfim, somos chamados a construir, com Jesus, um mundo onde Deus esteja presente e que se edifique de acordo com os seus planos e critérios pois ele é Rei e governa a nossa vida e o mundo.


“O reino de Deus está próximo”, reino de Deus significa que Jesus está reinando e sendo soberano sobre todas as pessoas, sobre o mundo e sobre o seu Povo. Esse reinado será marcado  pela justiça, pela misericórdia, pela preocupação de Deus em relação aos pobres e marginalizados, pela abundância e fecundidade, pela paz sem fim. Só quando o homem aceita que Deus ocupe o lugar que Lhe compete, está preparado para aceitar a realeza de Deus. Desta forma o “Reino de Deus” pode nascer e tornar-se realidade no mundo e nos corações, pois ele é feito de sinais evidentes (milagres) de que Deus já começou a reinar e a transformar a nossa escravidão em vida e liberdade, o nosso pecado em graça, a nossa doença em saúde.


Jesus é o Deus que vem ao nosso encontro para realizar os nossos sonhos de paz, de saúde, felicidade, fé e prosperidade. Através d’Ele Deus aproximou-se de nós e deixou de ser uma promessa para ser Aquele que cumpre tudo aquilo que Deus Pai prometeu ao ser humano através dos profetas e do próprio Jesus. O Salmista de hoje diz:“o Senhor é a minha luz e minha salvação; de quem eu terei medo. O Senhor é a proteção de minha vida, perante quem eu tremerei? (Sl 27). Baseados nesta certeza estejamos abertos a conversão, ao seguimento de Jesus e ao reinado de Deus sobre cada um de nós. 


Pe. Valdir Luiz Koch


 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdos Relacionados
Fale conosco pelo WhatsApp