Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
 
 
 
HOMILIA DOMINICAL: ALEGRAI-VOS NO SENHOR

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

O 3° domingo do Advento é tradicionalmente chamado de “Domingo da Alegria” por causa da antifona de entrada da Missa que nos diz: “Alegrai-vos, sempre, no Senhor! Repito: alegrai-vos”. O Motivo desta alegria é o nascimento do Messias, do Menino Jesus que está próximo.  


João Batista tinha uma dúvida sincera e profunda sobre a pessoa de Jesus: “És tu, aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?”. Jesus não diz nem “sim”, nem “não”, apenas faz uma citação do profeta Isaías na qual se encontram as características das ações do messias: \"se abrirão os olhos do cego; se desimpedirão os ouvidos dos surdos; o coxo saltará como um cervo, e a língua do mudo dará gritos alegres; águas jorrarão no deserto e torrentes, na estepe\" (Is 35,5-6). Com esta resposta Jesus anuncia que a sua vinda não tem como objetivo destruir a humanidade, mas em distribuir bênçãos, salvar, curar, perdoar e dar ânimo aos entristecidos, por isso Ele convida João Batista a olhar os sinais e perceber, neles, a ação salvadora de Deus em favor do seu povo. O motivo da alegria é que o Senhor veio para nos libertar de todos os nossos sofrimentos, vícios, escravidões e pecados, pois Deus mesmo é a nossa esperança. Ele não é um castigador, um fiscal de nossos pecados, Ele não deseja castigar, mas transformar aquilo que está errado: ele vem salvar.


É neste sentido que o salmista proclama: “Vinde, Senhor, para salvar vosso Povo” (Sl 145). Esse é um pedido de esperança, segurança e alegria que fazemos à Jesus Cristo pois Nele encontramos a solução de todos os nossos problemas, doenças, medos e inseguranças. Este Menino Deus que esperamos ama a todos, a todos quer salvar, a todos quer revelar o Seu Amor, já que por todos nasceu e vai morrer na Cruz. Perante este Amor infinito que Jesus nos revela, não podemos ficar indiferentes. Amor com amor se paga. Dentro das nossas limitações estaremos correspondendo ao AMOR de Deus, amando-O com todas as nossas forças, com todo o nosso coração e amando tudo quanto é d’Ele, superando os nossos medos, desânimos,  tristezas e inseguranças. 


O profeta Isaías também nos incentiva: “Tende coragem, não temais… Ele próprio vem salvar-nos”, com estas palavras ele nos revela que perante as muitas e variadas dificuldades da vida, nunca devemos perder a esperança e a serenidade, pois a verdadeira fé nos diz que nunca estamos sós, pois Jesus o Senhor Onipotente está conosco e nos ama com amor infinito. 

São Tiago por sua vez nos diz que esta espera do Senhor que vem deve ser vivida com paciência, que significa constância, perseverança e coerência na vida cristã, evitando a murmuração e os julgamentos contra o próximo enquanto o Senhor não vem. Paciência para que este Reino implantado por Jesus Cristo cresça com nosso auxilio e amadureça até que Cristo venha de modo definitivo para assumir o governo da história como Senhor e Rei. A certeza e esperança que temos é Deus erradicará o mal que ainda persiste.


Portanto, Jesus é nossa alegria e esperança, não precisamos ir atrás de outro messias, oferecido pelo mundo do consumo, do ter, do poder, da idolatria, da indiferença religiosa, pois o verdadeiro Messias vem de Deus. Ele chama-se Jesus, Emanuel, Deus Conosco. Ele merece nossa confiança e acolhida, Nele podemos acreditar, pois Ele é por nós, para nossa salvação, cura e libertação. 


 Pe. Valdir Luiz Koch


 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdos Relacionados
Fale conosco pelo WhatsApp