Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
 
 
 
HOMILIA DA SANTÍSSIMA TRINDADE
Crédito da foto - ALETEIA

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

No primeiro domingo depois de termos encerrado o tempo pascal com a Solenidade de Pentecostes, celebramos hoje a Solenidade da Santíssima Trindade, através dela celebramos o mistério de um único Deus em três Pessoas. O mistério da Santíssima Trindade, é o mistério central de nossa fé (cf. CIC, 44). Se a Trindade é um mistério, significa que não temos como explicá-la totalmente a partir da razão e linguagem humana, mas é possível descobrir o que a Trindade nos pode ensinar para a nossa vida cristã. O mistério da Santíssima Trindade tem uma revelação progressiva na história humana. A cada etapa da história da salvação Deus vai se revelando como Deus Pai Criador, Deus Filho Redentor, Deus Espírito Santo santificador (cf. CIC, 683).
Foi Nosso Senhor Jesus Cristo quem nos revelou o mistério da Santíssima Trindade. Ele falou do Pai, do Espírito Santo e d’Ele mesmo como Deus. Logo, não é uma verdade inventada pela Igreja, mas revelada por Jesus. A primeira vez que a Trindade revelou-se foi no batismo de Jesus. A Sagrada Escritura nos diz que Jesus estava dentro do Rio Jordão sendo batizado por João Batista, o Espírito Santo descendo sobre Ele em forma de pomba e a voz do Pai que dizia: \"Eis meu Filho muito amado em quem ponho minha afeição\" (cf. Mt 3,13-17). A partir daí tomamos conhecimento da existência de um único Deus, mas em Três Pessoas distintas.
Os cristãos são os únicos que adoram um Deus em Três Pessoas. Isto nos mostra que o nosso Deus não é um Deus solitário, isolado, mudo, fechado sobre Si mesmo, mas inteiramente voltado para nós. É um Deus que se revela, caminha, fala, brinca e trabalha conosco. Ele nos ensina que viver é conviver, é viver juntos, é viver em família, e em comunidade. São Paulo ao saudar a comunidade de Corinto o faz através de uma fórmula Trinitária: “A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês” (2Cor13,14), mostrando assim que todas as coisas são “a partir do Pai”, “através do Filho” e “no Espírito Santo”.
A Trindade divina passa a habitar em nós a partir do dia do nosso Batismo. O nome da Trindade, no qual fomos batizados, é lembrado por nós toda vez que fazemos sobre nós o sinal da cruz. Todas as celebrações são sempre em honra de Deus, Uno e Trino.  Os sacramentos são realizados e celebrados mediante a invocação das Três Pessoas divinas. A Santíssima Trindade está, pois, incessantemente nos lábios e no coração dos cristãos, por isso não se concebe um cristão que não inicie ou não termine o seu dia sem fazer o sinal da cruz, invocando a Trindade Santa. Ao iniciar e ao encerrar qualquer oração, pública ou particular, ao iniciar e terminar um trabalho ou qualquer outra atividade somos convidados a invocar a Santíssima Trindade, consagrando a Ela tudo o que somos, fazemos e temos. O dia de encontro por excelência com a Trindade é o domingo, pois ele é uma festa da Santíssima Trindade, é o dia do Senhor, dia em que Deus Pai legitima a missão de Cristo, dia em que Jesus ressuscita dos mortos, e dia em que o Espírito Santo nos santifica, descendo sobre todos nós como Igreja reunida em oração e adoração a Deus. Cada vez que dizemos Pai, Filho e Espírito Santo, estamos dizendo que somos criados à imagem da Trindade, que fazemos parte da família divina, que Deus é família, comunhão e missão. O mistério da Trindade, não é tanto uma teoria que tenha que ser explicada, mas uma verdade em que se acredita, que se pratica e que indica um caminho, um modo de estar e fazer que se vai aprendendo por contágio.
Na Trindade, tudo o que o Pai deseja é ver Cristo entronizado nos corações como Rei. O desejo irrenunciável e incondicional do Filho é ver o Pai sumamente amado por toda a criação. A missão do Espírito, e seu mais profundo contentamento, é ver o Filho exaltado como Senhor e o Pai adorado e temido em cada milímetro quadrado da criação. O Pai e o Filho existem com o propósito de dar glória, honra e magnificência ao Espírito Santo e o desejam habitando as mentes e os corações dos que creem como o Senhor que dá a vida e conduz à verdade.
Portanto a Santíssima Trindade nos dá o exemplo de que devemos viver em comunidade cristã, pois a Trindade é uma comunidade perfeita, na qual cada um vive para o outro numa relação de amor, onde cada qual realiza a sua missão e respeita a identidade do outro. Formamos comunidades cristãs através do Batismo celebrado em nome da Trindade, conforme o mandato de Jesus (cf. Mt 28,19). Por isso podemos nos perguntar: estou como cristão, pai e mãe, padrinho e madrinha, gerando novos filhos e filhas para Deus através do batismo, apresentando-os a Deus e a Igreja? Tenho procurado receber o Batismo, a Eucaristia e a Crisma para me capacitar para ser um padrinho ou madrinha de batismo e crisma? Tenho vivido a minha fé de acordo com os ensinamentos da Igreja? Jesus nos dá toda autoridade necessária para fazer novos discípulos e discípulas em todos os tempos e em todas as nações, através do batismo (cf. Mt 28,19), inserindo-os na comunhão trinitária, da qual esperamos um dia participar plenamente na glória dos céus, por isso não nos omitamos de fazer a nossa parte como filhos e filhas da Trindade Santa. Temos a certeza de que não estamos sozinhos pois a Trindade Santa continua entre nós nos abençoando e santificando, alegremo-nos por tão grande graça e benção.

 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdos Relacionados
Fale conosco pelo WhatsApp