Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
 
 
 
HOMILIA - 2º DOMINGO DO ADVENTO ANO B
Crédito da foto - INTERNET

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
                            
Advento! Tempo de se preparar para acolher o Senhor que vem! Por mais escuro que esteja o horizonte à nossa frente, precisamos acreditar que dias melhores virão, pois Deus é fiel e não abandona seu povo. A liturgia deste domingo do advento nos apresenta João Batista como uma das figuras que preparou o nascimento de Jesus Cristo. Ele anuncia um batismo de conversão e por isso clama: “Preparem o caminho do Senhor, endireitem suas veredas” (Ml3,1; Is 40,3). Para Isaías, o caminho do Senhor é um caminho de conversão. Conversão significa preparar a vinda de Jesus através de uma transformação da nossa vida, dos nossos valores, da nossa mentalidade. João Batista pregava a  necessidade de renovar o coração e a mentalidade para ouvir e acolher a voz de Deus.  
Através do Advento, fazemos uma dupla preparação para a vinda de Jesus: a vinda história (Natal) e a sua segunda vinda, por isso a segunda Carta de São Pedro enfatiza a necessidade da conversão do coração para se viver uma vida serena e sem medo quando o Senhor chegar. Não se sabe o dia nem a hora da segunda vinda. O certo é que todos precisamos estar sintonizados com Cristo Salvador em todos os momentos de nosso existir. Somente no coração convertido é que os projetos bons e justos podem ser gestados. É em nosso coração que Deus habita. Somente preparando nossa vida, tirando dela tudo o que nos impede de ouvir a voz divina é que começaremos a nos converter.
O chamado divino que Deus nos faz com que abramos os ouvidos e os corações para acolhermos a sua proposta de vida nova, comprometendo-se a deixar para trás os vícios e pecados que nos afastam de Deus. O tempo da espera do Senhor não é um tempo desperdiçado, mas um tempo que deve ser empregado por cada um para buscar a salvação. Os cristãos que esperam o Dia do Senhor devem viver uma vida santa e piedosa. Deus espera de nós uma resposta de amor e de conversão para prepararmos a vinda do Menino Jesus. 
O mundo novo que nos é oferecido por Deus somente poderá acontecer quando o ser humano fizer uma reforma interior. Isso exige que estejamos sempre inseridos numa dinâmica de conversão, de transformação do homem velho em nova criatura; que nos empenhemos em pôr em prática a vontade de Deus e caminhemos na fidelidade.
Marcos relata que o batismo de João era com água e tinha como objetivo a conversão. João Batista convida-nos a deixar o pecado e a viver como Filhos de Deus e como irmãos de todos os seres humanos. É tempo de conversão, deixemos de lado o comodismo, a indiferença, o egoísmo e a autossuficiência e aceitemos, outra vez, deixar-nos guiar por Deus. 
Enquanto nos preparamos para o Natal é importante que olhemos para nós próprios e façamos um exame sincero da nossa vida. Deixemo-nos iluminar por um raio da luz que provém de Belém, a luz d’Aquele que é “o Maior” e se fez pequeno, “o mais Forte” que se fez frágil: Jesus Cristo.
Que o Senhor nos ilumine para descobrirmos, em nossa vida, quais as estradas tortuosas temos que endireitar para chegar até Ele. Durante o tempo do Advento, preparando-nos para o Natal, busquemos o Sacramento da Penitência (Confissão) como um gesto que manifesta a vontade de conversão e esperança dos tempos novos. O Sacramento da Confissão é um encontro privilegiado com Deus que salva e perdoa! Busquemos, então, o Sacramento da Reconciliação e, na medida do possível, uma vivência regular da Eucaristia, o convívio familiar com a Palavra e, sempre, o amor e o perdão nas relações fraternas. Assim, estaremos preparando o caminho enquanto Cristo nos prepara para o seu Natal.

 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdos Relacionados
Fale conosco pelo WhatsApp